27.4.2022

Projeto Mude com Elas incentiva a inclusão de mulheres negras no mercado de trabalho formal

É o caso do Projeto Mude com Elas, que tem por objetivo inserir jovens das periferias do Estado de São Paulo no mercado de trabalho

Tempo de Leitura
2
min
projeto-mude-com-elas-incentiva-a-inclusao-de-mulheres-negras-no-mercado-de-trabalho-formal

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC), do IBGE, revelou que as mulheres negras foram as mais prejudicadas pela crise sanitária. Segundo boletim especial 8 de Março – Mulheres no mercado de trabalho, as trabalhadoras pretas e pardas representavam mais de 80% das mulheres que deixaram o contingente feminino total no terceiro trimestre de 2021, em comparação com 2019, antes do início da pandemia.

O cenário de desafios para mulheres negras é histórico. Por isso, o Instituto Ser+, em parceria com empresas e outras organizações sociais, desenvolve projetos que possam contribuir para fortalecer ações afirmativas para população negra. É o caso do Projeto Mude com Elas, que tem por objetivo inserir jovens das periferias do Estado de São Paulo no mercado de trabalho, através da Lei do Aprendiz.

Este ano, 23 jovens serão beneficiadas pela iniciativa, que tem previsão de ser implementada ao longo de 15 meses. Além da capacitação prevista pelo Ministério da Economia, as jovens também terão a oportunidade de expandir seus conhecimentos acerca de cidadania, desenvolver suas habilidades comportamentais e construir seus projetos de vida e carreira.

No dia 11/05, foi realizada a Aula Inaugural, que contou com representantes de todos os parceiros envolvidos no projeto: Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, Ação Educativa e a organização Terre des Hommes. “Essas iniciativas tem o potencial de apoiar no encerramento do ciclo de vulnerabilidade, visto que a inclusão produtiva das jovens impacta diretamente em sua emancipação social. Estamos muito animados com o projeto! ”, compartilha Cornélio, Coordenador de Educação & Diversidade do Instituto Ser +.