O currículo é um breve resumo sobre você. Ele é o primeiro contato que a equipe de recrutamento tem com você.
Não importa se é o seu primeiro, segundo ou décimo emprego, um currículo é sempre importante e deve seguir algumas regrinhas básicas.
O currículo nada mais é do que um breve resumo sobre você, suas experiências, certificações, onde e o que já estudou e objetivos profissionais.
Ele é o primeiro contato que a equipe de recrutamento tem com você.
Então continue lendo que vamos te explicar como fazer o currículo perfeito para o seu primeiro emprego!
Para montar um currículo legal é preciso seguir algumas dicas:
Coloque seu nome, endereço, e-mail e telefone (sempre atualizados, para garantir que a equipe de recrutamento vai conseguir falar com você).
Aqui é a hora de escrever algo curto, de acordo com a vaga que você está se candidatando. Por exemplo: Sou recém-formado no ensino médio, onde me destaque pelas boas notas e busco minha primeira oportunidade de trabalho como jovem aprendiz, para melhorar meus conhecimentos e crescer profissionalmente. Acredito que poderia contribuir para a empresa X, porque aprendo rápido, sou muito organizado e valorizo o trabalho em equipe.
Onde você estudou e cursos que já fez, com o nome da instituição e com o ano de conclusão. Alguns desses cursos, podem ser os gratuitos do Instituto Ser+, que te ajudam a chegar mais perto da sua primeira vaga de emprego. Temos opções que vão desde a área da tecnologia, passando pela administração, incluindo pacote Office e operacionalização de sistema de gestão empresarial.
Mesmo sendo seu primeiro emprego, você pode colocar experiências que viveu trabalhando no jornal da escola, fazendo trabalhos voluntários, algum trabalho temporário, atuando em outros projetos ou conquistas (como ter ganhado um campeonato de alguma matéria da escola, por exemplo). Se você nunca fez nada disso, é hora de começar!
Se ainda tiver espaço, você pode colocar informações extras, como habilidades com produção de conteúdo para redes sociais, edição de vídeos, ou apresentações em PowerPoint.
A letra do currículo deve ser preta e as fontes mais usadas costumam ser a Times New Roman e a Arial, em tamanho 11 ou 12.
Não adianta colocar no currículo que sabe fazer mil coisas e chegar na vaga e não conseguir fazer nada.
Nada de enviar um currículo de várias páginas, porque ninguém vai ler. O ideal é que o currículo tenha apenas uma página.
Cuidado com erros de português. Leia e releia várias vezes e use ferramentas de revisão, como o Word e Google Docs, para corrigir erros que você não tenha visto.
Depois de criar o currículo no Word, salve em PDF. Isso dá uma impressão mais profissional.
Se te pedirem, você manda, mas se não pedirem, não precisa colocar. E caso peçam, nada de mandar selfies. Peça ajuda para alguém e tente tirar uma foto com aparência mais profissional.
Já te demos um exemplo de como escrever seus objetivos, mas na hora de criar o seu, é importante prestar atenção em algumas questões:
Por ser seu primeiro emprego, é natural que você não tenha muitas experiências. Mas, não é por isso que seu currículo deve ser vazio ou que você não precise ter um currículo.
Para compensar a falta de experiência, é importante caprichar no objetivo, falando sobre cursos que já fez ou projetos que já participou e como utilizará isso para aquela vaga de emprego.
Já na parte de experiências do currículo, você também pode preencher com informações de trabalhos voluntários, ou alguma outra situação que tenha participado, como por exemplo, o período que passou ajudando no mercadinho da sua tia.
Você também pode destacar no currículo algum concurso que participou, como uma feira de ciências ou um projeto que implantou na sua escola.
Então, você deve adaptar todas essas informações para a vaga que está concorrendo. Por exemplo, você se candidatou para uma vaga de jovem aprendiz numa empresa de comunicação. Então, você pode citar o período que ajudou no mercadinho da sua tia, dizendo que ganhou uma ótima experiência em comunicação com o cliente.
São vários, mas escolhemos os principais para te ajudar:
É super importante revisar várias vezes antes de enviar.
Sem isso, a equipe de recrutamento não consegue entrar em contato com você.
Não precisa colocar no currículo o seu número do RG e CPF, por exemplo.
Mentira tem perna curta e eles podem descobrir logo na entrevista ou depois que você entrar na empresa, podendo te demitir.
nada de colocar aquele seu e-mail de adolescente, com apelidos e brincadeiras. Crie um com o seu nome e sobrenome.
É super importante escrever algumas linhas contando quem você é e o que você quer.
Você pode já ter feito cursos de padeiro, cozinheiro e serralheiro. Mas a vaga é para ser assistente administrativo. Ou seja, esses cursos vão encher o currículo e não significar nada parar a equipe de recrutamento. Então, coloque apenas itens que façam sentido para aquela vaga.
Deixe para responder isso se a empresa te perguntar.
Esses itens não são necessários.
Independente de você estar no seu primeiro, segundo ou décimo emprego, é sempre importante continuar estudando, para melhorar suas habilidades, para não ser deixado para trás e por vários outros motivos.
E tudo que você estuda, projetos que participa, trabalhos voluntários, empregos temporários e tudo que você faz para melhorar suas habilidades, pode ir para o seu currículo.
Mesmo que você esteja empregado e feliz no seu emprego, manter o seu currículo atualizado é importante porque através dele, você pode inclusive receber promoções dentro do lugar onde já trabalha. Porque isso mostra para os seus gestores que você não está acomodado e que continua se esforçando para melhorar.
Então nada de deixar seu currículo esquecido, mesmo que você já tenha conseguido seu tão sonhado primeiro emprego.
Como vimos, o currículo é uma coisa super importante no mundo do trabalho, mesmo que seja seu primeiro emprego e você ainda não tenha muitas experiências.
Na hora de criá-lo, é preciso seguir algumas regrinhas, que podem parecer muita coisa no começo, mas que depois fica super automático.
Para rechear seu currículo de experiências, você pode contar com a ajuda do Instituto Ser+ e dos nossos cursos gratuitos de diversas áreas.
Temos opções que vão desde a área da tecnologia, passando pela administração, incluindo pacote Office e operacionalização de sistema de gestão empresarial.
Depois de fazer os nossos cursos, você automaticamente entra no nosso banco de talentos. Então, quando uma empresa nos procurar, querendo uma indicação para preencher um cargo de jovem aprendiz, podemos te indicar.
Venha conhecer mais sobre os nossos cursos!