Empreendedorismo
29.11.2023

Empreendedorismo: dicas para jovens que querem ter seu negócio

Não existe uma fórmula mágica para fazer sucesso no empreendedorismo, mas algumas dicas podem deixar tudo mais fácil.

Tempo de Leitura
9
min
Empreendedorismo dicas para jovens que querem ter seu negócio

Segundo o Sebrae, empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento.

Alguns entendem como empreendedor quem começa algo novo, que enxerga oportunidades que ninguém viu até o momento. Em outras palavras, é aquela pessoa que faz, sai da zona de conforto e da área de sonhos e parte para a ação.

Continue lendo e veja como começar nessa jornada.

Posso ter meu próprio negócio? Como transformar ideias em negócios?

Não existe uma fórmula mágica para transformar suas ideias em negócios, nem para fazer sucesso no empreendedorismo, mas algumas dicas podem deixar as coisas um pouco mais fáceis:

Qual problema sua ideia vai resolver:

Para chegar a essa resposta, pense em como seu produto ou serviço vai funcionar na prática e o quanto ele tem potencial para resolver uma necessidade do cliente.

Crie um plano de negócios

Isso te ajudará a definir todos os passos do seu negócio, quanto você precisará de dinheiro, quais materiais serão necessários, qual o seu público, o que é exatamente o seu produto ou serviço, tarefas que precisa cumprir, entre vários outros detalhes, até seu negócio, de fato, estar pronto para ser inaugurado e seus produtos ou serviços, a serem vendidos.

Avalie a concorrência

Já tem pessoas que fazem o que você quer fazer? Quais as táticas que essas pessoas usam e o que você pode fazer de diferente para se destacar?

Peça a opinião de pessoas da sua confiança

Conhece alguém que é empreendedor? Então, que tal conversar um pouco sobre a sua ideia com essa pessoa? Essa pessoa pode inclusive, te ajudar a encontrar parceiros que facilitem a criação do seu negócio. Mas caso essa pessoa não ache sua ideia muito legal, não desanime. Pense se você realmente acredita na ideia e se a resposta for sim, vá em frente.

Pense a longo prazo, mas esteja aberto a mudanças

Modificar ou reinventar a sua ideia não significa que ela não era boa. Além disso, é natural que depois que você começar as vendas, cheguem feedbacks (opiniões) que façam com que você tenha que adaptar um pouco a estratégia. Mas nada de abandonar sua ideia porque ainda não consegue colocá-la em prática exatamente do jeito que deseja. Continue sonhando e batalhando, que uma hora você chega lá.

Quais burocracias são necessárias para abrir sua empresa

Quais impostos são necessários? Você deve abrir uma LTDA, MEI ou S.A.? Toda a parte da burocracia é super chata, mas também precisa de atenção. Porque é isso que garantirá seus direitos trabalhistas, como aposentadoria e licença maternidade, mesmo sendo um pequeno empreendedor.

Não misture suas contas pessoais com a da sua empresa

Todo mês, você deve tirar do dinheiro que recebeu tudo o que precisa para pagar os gastos fixos (água, luz, aluguel, etc), da sua empresa e os variáveis (investimentos de melhorias, matéria-prima, etc). O que sobrar desse dinheiro, é o seu salário, para você fazer o que quiser com ele.

Exemplos de empreendedores jovens para te inspirar

  • Viih Tube: Com apenas 11 anos criou seu canal no Youtube e foi crescendo na carreira de empreendedora, participando de novelas, filmes e séries; lançando livros; e criando linhas de produtos com o seu nome.
  • Facebook: a rede social foi lançada pelos estudantes Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, enquanto ainda eram colegas de quarto na universidade.
  • Airbnb: Nathan Blecharczyk, Brian Chesky e Joe Gebbia eram estudantes de design e começaram o aplicativo porque queriam conseguir dinheiro para pagar o aluguel.
  • Mercado Livre: Marcos Galperin e Hernán Kazah se reuniam em um escritório improvisado em uma garagem.
  • Magazine Luiza: Desde jovem, Luiza Trajano atuou como balconista na pequena loja de presentes da família. Já em 1992, ela teve coragem para inovar e dar início à transformação digital do negócio.
  • Netflix: Reed Hastings e Marc Randolph inauguraram o Netflix como um delivery de DVDs. O usuário entrava no site, escolhia um filme e recebia o DVD pelo correio. Foi só em 2007, que a Netflix passou a ser como é hoje.

Desenvolvendo habilidades de empreendedorismo

Todo empreendedor de sucesso tem o seu próprio caminho, mas é possível desenvolver e melhorar certas habilidades todos os dias:

  • Criatividade: clique aqui e confira a importância de ser criativo no mundo do trabalho, além de 5 dicas para melhorar essa habilidade!
  • Resiliência: a grande maioria dos empreendedores não faz sucesso de primeira. É um longo trabalho, que precisa de muita dedicação e que você se adapte as situações e mudanças.
  • Se mantenha atualizado: estude através de cursos, livros, podcasts, sites e absorva todo o tipo de informação de mercado que você puder. No Instituto Ser+ nós temos cursos que vão desde administração e produção industrial à farmacêutica e logística, além de mentorias para te ajudar a ficar ganhar mais habilidades e estar mais preparado para o mercado.
  • Faça networking: te explicaremos melhor sobre isso já já.
  • Aprenda ao máximo: estude para melhorar suas habilidades na comunicação, nas vendas, nas estratégias de negócios, na sua visão inovadora, na sua proatividade e em todas as outras áreas que puder.

Ferramentas que vão te ajudar no empreendedorismo digital

Para facilitar seu negócio algumas ferramentas são essenciais. Veja alguns exemplos:

  • Redes sociais: nenhum negócio funciona sem elas hoje em dia. Então, capriche em criar uma vitrine virtual nas redes sociais, com informações de contato, preços, opções, e sempre respondendo todas as dúvidas dos clientes rapidamente e os tratando com educação.
  • Trello: organize ideias, tarefas, projetos, metas e tudo mais que precisar, podendo alterar e compartilhar com equipe, se for preciso.
  • Google Drive: também gratuita, nessa ferramenta é possível ter planilhas, formulários, apresentações de slides, arquivos de texto, agenda, tudo isso de forma que só você consegue ver ou compartilhada com a equipe, salva na nuvem.
  • Microsoft Teams: faça reuniões online com seus fornecedores, funcionários e parceiros comerciais sem perder tempo indo de um lugar até o outro.
  • Sistemas de gestão: chamados de ERPs, eles reúnem e integram dados de todos os setores da empresa, organizando e armazenando-os automaticamente. Ao registrar uma venda, por exemplo, o valor é lançado no módulo financeiro, a saída é computada no estoque e as informações são atualizadas para o setor de compras. Tudo isso feito de forma automática, num mesmo lugar, diminuindo os custos e evitando falhas e é muito importante para o empreendedorismo.

Como fazer networking na era digital e construir conexões relevantes

Networking é o nome dado para quando você cria e mantem relacionamentos profissionais, formando uma rede de contatos. Por exemplo, mantenha contato com aquele amigo da escola, perguntando de vez em quando como estão as coisas e o ajudando, se ele precisar.

Isso também deve ser feito com fornecedores e outros empreendedores, porque ao tratar bem os fornecedores, pagando nas datas certas e mantendo um bom relacionamento, é possível ter acesso a benefícios que outras empresas não tem.

Além disso, o networking pode te ajudar a expandir seu negócio, através de indicações, parcerias ou investimentos; a criar e melhorar a imagem da sua empresa; e vários outros benefícios essenciais para o empreendedorismo.  

Aprenda mais sobre networking, clicando aqui!

Porque e como continuar aprendendo para o sucesso do seu negócio e no empreendedorismo

O mercado, os clientes, o mundo do trabalho, a economia e tudo, está sempre mudando, então, se você deixa de estudar você se desatualiza do que está acontecendo, não treina seu olhar para oportunidades e corre o risco de ficar para trás.

Então, leia, escute podcasts, faça cursos no Sebrae, no Instituto Ser+ e em outras plataformas gratuitas, mas nunca pare de estudar e aprender.

Conclusão

Como vimos, começar um negócio exige seguir vários detalhes que, logo de cara, parecem um bicho de sete cabeças, mas que na verdade não são.

Abrir um negócio não acontece do dia para a noite, mas pode ser muito recompensador e você pode vir a fazer muito sucesso.

Mas, para isso, é preciso começar.

O Sebrae oferece cursos gratuitos, com todo o suporte e informação para novos empreendedores.

Além disso, você também pode contar com o Instituto Ser+!

Conosco, você pode se candidatar para participar de mentorias, para melhorar suas habilidades, e também de cursos, das mais diversas áreas, que vão desde administração e produção industrial à farmacêutica e logística, para te ajudar a ter mais sucesso no seu negócio.

Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo e nos conte sua história. Nós descobriremos a melhor forma de te ajudar!