Não existe uma fórmula mágica para fazer sucesso no empreendedorismo, mas algumas dicas podem deixar tudo mais fácil.
Segundo o Sebrae, empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento.
Alguns entendem como empreendedor quem começa algo novo, que enxerga oportunidades que ninguém viu até o momento. Em outras palavras, é aquela pessoa que faz, sai da zona de conforto e da área de sonhos e parte para a ação.
Continue lendo e veja como começar nessa jornada.
Não existe uma fórmula mágica para transformar suas ideias em negócios, nem para fazer sucesso no empreendedorismo, mas algumas dicas podem deixar as coisas um pouco mais fáceis:
Para chegar a essa resposta, pense em como seu produto ou serviço vai funcionar na prática e o quanto ele tem potencial para resolver uma necessidade do cliente.
Isso te ajudará a definir todos os passos do seu negócio, quanto você precisará de dinheiro, quais materiais serão necessários, qual o seu público, o que é exatamente o seu produto ou serviço, tarefas que precisa cumprir, entre vários outros detalhes, até seu negócio, de fato, estar pronto para ser inaugurado e seus produtos ou serviços, a serem vendidos.
Já tem pessoas que fazem o que você quer fazer? Quais as táticas que essas pessoas usam e o que você pode fazer de diferente para se destacar?
Conhece alguém que é empreendedor? Então, que tal conversar um pouco sobre a sua ideia com essa pessoa? Essa pessoa pode inclusive, te ajudar a encontrar parceiros que facilitem a criação do seu negócio. Mas caso essa pessoa não ache sua ideia muito legal, não desanime. Pense se você realmente acredita na ideia e se a resposta for sim, vá em frente.
Modificar ou reinventar a sua ideia não significa que ela não era boa. Além disso, é natural que depois que você começar as vendas, cheguem feedbacks (opiniões) que façam com que você tenha que adaptar um pouco a estratégia. Mas nada de abandonar sua ideia porque ainda não consegue colocá-la em prática exatamente do jeito que deseja. Continue sonhando e batalhando, que uma hora você chega lá.
Quais impostos são necessários? Você deve abrir uma LTDA, MEI ou S.A.? Toda a parte da burocracia é super chata, mas também precisa de atenção. Porque é isso que garantirá seus direitos trabalhistas, como aposentadoria e licença maternidade, mesmo sendo um pequeno empreendedor.
Todo mês, você deve tirar do dinheiro que recebeu tudo o que precisa para pagar os gastos fixos (água, luz, aluguel, etc), da sua empresa e os variáveis (investimentos de melhorias, matéria-prima, etc). O que sobrar desse dinheiro, é o seu salário, para você fazer o que quiser com ele.
Todo empreendedor de sucesso tem o seu próprio caminho, mas é possível desenvolver e melhorar certas habilidades todos os dias:
Para facilitar seu negócio algumas ferramentas são essenciais. Veja alguns exemplos:
Networking é o nome dado para quando você cria e mantem relacionamentos profissionais, formando uma rede de contatos. Por exemplo, mantenha contato com aquele amigo da escola, perguntando de vez em quando como estão as coisas e o ajudando, se ele precisar.
Isso também deve ser feito com fornecedores e outros empreendedores, porque ao tratar bem os fornecedores, pagando nas datas certas e mantendo um bom relacionamento, é possível ter acesso a benefícios que outras empresas não tem.
Além disso, o networking pode te ajudar a expandir seu negócio, através de indicações, parcerias ou investimentos; a criar e melhorar a imagem da sua empresa; e vários outros benefícios essenciais para o empreendedorismo.
Aprenda mais sobre networking, clicando aqui!
O mercado, os clientes, o mundo do trabalho, a economia e tudo, está sempre mudando, então, se você deixa de estudar você se desatualiza do que está acontecendo, não treina seu olhar para oportunidades e corre o risco de ficar para trás.
Então, leia, escute podcasts, faça cursos no Sebrae, no Instituto Ser+ e em outras plataformas gratuitas, mas nunca pare de estudar e aprender.
Como vimos, começar um negócio exige seguir vários detalhes que, logo de cara, parecem um bicho de sete cabeças, mas que na verdade não são.
Abrir um negócio não acontece do dia para a noite, mas pode ser muito recompensador e você pode vir a fazer muito sucesso.
Mas, para isso, é preciso começar.
O Sebrae oferece cursos gratuitos, com todo o suporte e informação para novos empreendedores.
Além disso, você também pode contar com o Instituto Ser+!
Conosco, você pode se candidatar para participar de mentorias, para melhorar suas habilidades, e também de cursos, das mais diversas áreas, que vão desde administração e produção industrial à farmacêutica e logística, para te ajudar a ter mais sucesso no seu negócio.
Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo e nos conte sua história. Nós descobriremos a melhor forma de te ajudar!