Carreira
21.3.2023

Como a autossabotagem pode afetar sua carreira

Mais comum com mulheres, a autossabotagem e sentimento de fraude pode e deve ser contornada. É completamente normal a autossabotagem...

Tempo de Leitura
7
min
como-a-autossabotagem-pode-afetar-sua-carreira

Introdução

É completamente normal a autossabotagem: sentir insegurança, dúvida, medo e ansiedade na hora de encarar um processo seletivo. Fica tranquilo que todo mundo passa por isso.Mas se isso acontece o tempo todo e faz com que a gente desista de concorrer a uma vaga, ou nos convença de que não queremos aquilo para evitarmos ficar chateados caso não sejamos selecionados, é sinal de alerta.E é aí que esses sentimentos deixam de ser comuns e passem a te impedir de crescer e conquistar o seu espaço.Ainda mais comum em mulheres pretas, essa autossabotagem e sentimento de fraude pode e deve ser contornada.Veja a seguir como fazer isso.

O que é autossabotagem e a síndrome do impostor?

Sentimentos como insegurança, ansiedade e muitas dúvidas são completamente normais quando vivemos uma situação nova, como entrar no mundo do trabalho ou quando participamos de um processo seletivo para uma vaga de emprego.Mas quando isso é algo que sempre acontece e em diversos momentos da vida, podemos chamar de “síndrome do impostor”, que é nome dado para esse sentimento de fraude que a pessoa sente, mesmo que tenha feito um trabalho maravilhoso.Para quem tem a síndrome do impostor, é normal relacionar qualquer coisa ou conquista a sorte, achar que será descoberto o tempo todo, não acreditar no seu potencial, ou acreditar ser inferior e não ser bom o suficiente, entre vários outros sentimentos negativos.Isso faz com que a pessoa com a síndrome do impostor se autossabote, por exemplo, desistindo de participar de processos seletivos, não falando em voz alta suas ideias, deixando de realizar projetos, entre outras ações – tanto pessoais quanto profissionais - por medo de falhar.

Por que as mulheres pretas são mais afetadas pela síndrome do impostor e pela autossabotagem?

Veremos em breve que a mulher preta recebe menos oportunidades, é mais desclassificada de processos seletivos, recebe menos aumentos de salário, é mais agredida no trabalho, além de viver vários outros preconceitos.Além de tudo isso, ainda rola uma autocobrança enorme, e uma necessidade de provar o tempo todo o valor do seu trabalho, que vive sendo alvo de dúvidas.Tudo isso faz com que a mulher preta passe a se achar uma fraude, culpada ou menos merecedora de suas conquistas, fazendo a síndrome do impostor ser ainda mais comum nesse grupo.

Quais desafios a mulher preta enfrenta no mundo do trabalho?

Apesar de muitas mulheres pretas conseguirem chegar até a faculdade, elas ainda enfrentam várias situações de preconceito e falta de respeito. Pesquisas mostram que mulheres pretas são menos selecionadas para vagas e recebem menos ofertas para mudar para cargos melhores.Além disso, as mulheres pretas ainda são vítimas de piadas, comentários sobre seu cabelo, corpo, jeito de se vestir. Dúvidas sobre sua inteligência, entre várias outras violências, no dia a dia do trabalho ou da faculdade.Por exemplo, uma pesquisa feita pelo PNAD (IBGE), mostra que, hoje, das 48,8 milhões de mulheres pretas em idade para trabalhar, só um pouco mais da metade (51,5%) está no mundo do trabalho.Além disso, os dados mostram que a taxa de desemprego entre as mulheres pretas tem sido sempre bem maior do que as de outras pessoas, como homens e mulheres brancas, ou homens pretos.As diferenças também são grandes quando falamos de salário. Em 2022, as mulheres pretas ganhavam menos da metade do que os homens brancos.E além de tudo isso, as mulheres pretas que conseguem um emprego ainda precisam provar todos os dias que são boas no que fazem. Então, tudo isso aumenta o número de mulheres pretas com síndrome do impostor e que sofrem de autossabotagem.

O que é representatividade e como ela influencia na síndrome do impostor?

Você já esteve em algum lugar e pensou “esse não é o meu lugar, eu sinto que não pertenço aqui”? Ou já viveu uma situação em que tinha que provar o tempo todo o seu valor, sem nunca errar?Isso acontece pela falta de representatividade, que faz com que você sinta que não é bem-vinda em algum lugar ou situação.Mas quando uma pessoa preta/LGBTQIA+/PCD ou de qualquer outro grupo, chega à faculdade, a presidência de uma empresa, ou a qualquer outro lugar legal, você sente que também pode chegar lá.Além disso, buscar e acompanhar pessoas que se pareçam com você, ajuda a aumentar a confiança. Isso também ajuda a diminuir a síndrome do impostor e a autossabotagem.

A importância da inclusão da mulher preta

Por todos os motivos, é urgente falar sobre as desigualdades entre homens e mulheres e entre brancos e pretos no mundo de trabalho. Batalhando juntos para mudar isso.Vagas afirmativas para pessoas pretas, PCD, LGBTQIA+, investimentos em talentos através de cursos, são formas que as empresas estão trabalhando para tentar mudar esse cenário.Mas é claro que ainda tem muita coisa que precisa ser feita.

Autossabotagem: como o Instituto Ser+ pode te ajudar a ter mais autoconfiança e conhecimento?

Para você, mulher preta, conseguir seu espaço no mundo do trabalho, você pode contar com o Instituto Ser+!Nós oferecemos cursos, programas e projetos, que vão te ajudar a desenvolver novas habilidades. Tanto para o dia a dia na vida pessoal quanto no mundo do trabalho, com o objetivo de te dar mais conhecimento, oportunidades e confiança.Vamos te ajudar a pensar nas suas vontades, no que você gosta e quer fazer, no que deseja para o futuro.Então, pare tudo o que você está fazendo e se cadastre no nosso banco, para participar dos nossos cursos e projetos, para melhorar sua síndrome do impostor, ganhar mais confiança e parar de vez com a autossabotagem!

Conclusão

Como vimos, a autossabotagem e a síndrome do impostor são super comuns. Principalmente em mulheres pretas, que são um dos grupos mais prejudicados no mundo do trabalho. Projetos como os do Instituto Ser+, te ajudam a se trabalhar habilidades na vida pessoal e profissional. Sempre para melhorar sua formação e suas oportunidades no mundo do trabalho. Nos nossos programas, cursos e projetos, você vai aprender um monte de coisas novas. Além de descobrir talentos, conversar e conhecer pessoas legais, e várias outras coisas para te ajudar no primeiro emprego ou para conseguir cargos maiores. Vamos te ajudar a pensar nas suas vontades, e no que deseja para o futuro. Também ter mais confiança, entre várias outras coisas, tudo isso junto com outros jovens que também estão passando por isso. Então, pare tudo o que você está fazendo e se cadastre no nosso banco, para participar dos nossos cursos e projetos, para melhorar sua síndrome do impostor, ganhar mais confiança e parar de vez com a autossabotagem!