13.8.2021

Ateliê Arte+ oferece formação em arte e empreendedorismo para 100 jovens da capital paulista

Alinhado a esse cenário, o Projeto Ateliê Arte+ trabalha conhecimentos e práticas manuais e culturais, por meio da xilogravura...

Tempo de Leitura
3
min
atelie-arte-oferece-formacao-em-arte-100

Décadas atrás, a criatividade não era considerada uma habilidade importante no mercado de trabalho. Entretanto, um estudo realizado pelo Fórum Econômico Mundial em 2020 apontou a importância da competência para o sucesso profissional, por meio de um ranking no qual a criatividade ocupa a 5ª posição, dentre as 15 habilidades listadas.

Essa crescente necessidade de pessoas criativas já estava sendo estudada e foi um dos tópicos abordados no Fórum Econômico de Davos de 2018, cujos debates enfatizaram a importância da criatividade para a quarta revolução industrial. “Não temos profissionais apenas de áreas de tecnologia ou administração, por exemplo, nosso mercado de trabalho é amplo e abre um leque de possibilidades para profissionais com aptidões únicas.”, reflete Wandreza Bayona, Diretora Executiva do Instituto Ser +.

Alinhado a esse cenário, o Projeto Ateliê Arte+ trabalha conhecimentos e práticas manuais e culturais, por meio da xilogravura, desenho manual e técnico, além de cultura urbana. A jornada educativa também contempla atividades relacionadas à elaboração de projetos e geração de renda, com foco em incentivar a inclusão produtiva dos adolescentes.

“O contato com atividades que incentivam a reflexão, despertam a consciência crítica e o ato de expressar sentimentos e ideias é fundamental para o desenvolvimento cidadão, pessoal e profissional dos jovens, especialmente em um momento em que a inovação nunca foi tão importante.”, comenta Ana Paula Moreira, educadora e selecionadora do Instituto Ser +.

O projeto é direcionado para atender jovens das zonas leste e central da capital paulista. As aulas vão ser realizadas por meio de atividades online e presenciais e cada adolescente receberá um cartão alimentação durante a realização do projeto. Para participar da iniciativa, o jovem deve ter entre 15 e 17 anos e estar matriculado, ou ter concluído os estudos, na rede pública de ensino.

Para além do desenvolvimento das atividades artísticas e criativas, outro diferencial do projeto é o acompanhamento para empregabilidade, por meio do encaminhamento para processos seletivos após os 6 meses de capacitação. As inscrições podem ser feitas através deste link.