Recursos Humanos
8.5.2023

Assistência social: como implementar a responsabilidade social na sua empresa

Você sabia que a Assistência Social pode ajudar a sua empresa a reduzir o turnover, aplicar ações afirmativas e ainda ser uma perfeita...

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Você sabia que a Assistência Social pode ajudar a sua empresa a reduzir o turnover? Aplicar ações afirmativas e ainda ser uma perfeita estratégia de employer branding.Calma que explicaremos para você, a começar pela função do Assistente Social. O profissional que atua na Assistência Social é responsável por elaborar, coordenar, analisar e executar ações que garantam os direitos básicos do cidadão. Em especial àqueles que se encontram em vulnerabilidade social.Falando no mundo do trabalho, esse profissional tem seu olhar crítico para as condições sociais dos trabalhadores. Está em contato direto com a empresa para garantir que está sendo cumpridos os direitos previstos. Então, o Assistente Social se relaciona diretamente com o colaborador. Compreendendo o seu cenário de vida e atualizando a empresa sobre o que é preciso ser feito no aspecto social.

Como a Assistência Social pode ajudar no turnover da sua empresa em programas de socioaprendizagem

O turnover tem sido um problema no mundo do trabalho. A rotatividade nas empresas, com colaboradores que saem da corporação em menos de um ano, tem sido um desafio global. Como consequência, as empresas têm dificuldade de fidelizar colaboradores e então desenvolver os seus objetivos e alcançar metas.Segundo as pesquisas baseadas nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o Brasil é o país com o maior índice de turnover do mundo. Os dados mostram, ainda, que o número de saídas voluntárias no país em comparação aos de desligamentos passou de 33% para 48%. Mostrando um elo fraco entre o empregador e o trabalhador.A princípio, para reduzir esse impacto, o Assistente precisa estar “por dentro” da vida de cada colaborador, para entender o que o leva a se desligar da empresa ou mesmo não alcançar uma produtividade esperada. Os programas de aprendizagem podem ser a solução para essa baixa fidelização do colaborador. Possibilitar espaços de aprendizado e ainda receber o acompanhamento do Assistente Social levam os jovens a se engajarem pela empresa contratante.A Assistência Social se torna, assim, a ligação, uma vez que compreende o aspecto social dos colaboradores e entende o que pode ser feito pela empresa para que esses tenham seus direitos assistenciais garantidos. E vai além, a Assistência Social trabalha para que a corporação garanta ao colaborador momentos de qualidade, uma vez que o bem-estar e saúde mental também são direitos.

Turnover x Assistência social: a redução do índice

Grande parte da rotatividade nas empresas se deve à falta de relacionamento entre a corporação e os funcionários. São muitos colaboradores que não se sentem motivados. O relacionamento distante, em que o empreendedor não sabe a realidade de vida do colaborador, pode ser um dos fatores que levam ao turnover.Observando essa situação, a Assistência Social se torna um importante mecanismo de atração e fidelização dos talentos, já que o trabalhador se sente amparado e, ao mesmo tempo, agradecido por fazer parte do planejamento institucional. A saúde, bem-estar, valorização e educação surgem como alicerces para uma transformação justa, ética e sustentável. Como resultado, as empresas passam a contar com equipes produtivas e comprometidas com os objetivos do negócio.Em programas que envolvem aprendizes, a importância do Assistente Social é ainda mais nítida, uma vez que os jovens contemplados pela Lei de Aprendizagem muitas vezes se encontram em uma situação de vulnerabilidade social. Além de ajudar esses jovens a mudarem de vida, a Assistência Social também pode auxiliar você a diminuir a rotatividade na sua empresa.

Ter a assistência social pode ser um diferencial para sua estratégia de employer branding

Employer branding é uma estratégia de marketing usada para gerar uma percepção positiva no público em geral sobre como é bom trabalhar na empresa. Resumindo, sabe aquelas empresas que são vistas como um local de orgulho para trabalhar, que são mencionadas nas redes sociais e que os colaboradores “vestem a camisa”, então, essas são estratégias de employer branding.Quando a empresa tem um Assistente Social no seu quadro de colaboradores, ou mesmo como parceiro, a imagem empresarial pode ser melhor trabalhada. Compreendendo o trabalhador muito além do aspecto econômico, mas também social, a empresa entende o que pode oferecer para fidelizar este colaborador.Colaboradores que têm orgulho de onde trabalham, que se sentem assistidos e inseridos dentro do processo de gestão empresarial, tendem, primeiramente, a “abraçar” a empresa. E também de se tornarem o principal instrumento de divulgação da marca.

A assistência social é um diferencial para um programa com diversidade e baixo índice de turnover

O Assistente Social na empresa também ajuda a garantir o que chamamos de responsabilidade social empresarial (RSE). O conceito pontua que empresas que trabalham com responsabilidade social desempenham ações, esforços e compromissos com os colaboradores e, acima de tudo, com a sociedade.A partir das práticas realizadas, em que se compreende o cenário de vida dos colaboradores e a empresa atua para estar mais próximo do trabalhador e garantir mais “segurança”, podemos dizer que o conceito ultrapassa os limites das questões meramente econômicas, indo além de obtenção lucros ou geração de empregos.Empresas que possuem Assistentes Sociais passam a valorizar mais a diversidade e entender as vulnerabilidades, garantindo espaço para quem quer e precisa aprender e trabalhar. Uma coisa leva a outra, por exemplo: uma empresa que adota ações afirmativas, amparadas pela Assistência Social, abre espaço para aprendizes mais proativos, que admiram a empresa. Assim temos jovens assistidos que se tornarão futuros trabalhadores dedicados, reduzindo o turnover, e como resultado a empresa cresce economicamente e estrategicamente.

Qual o papel do assistente social dentro do Instituto Ser+?

Temos falado muito sobre o Assistente Social, profissional fundamental no Instituto Ser+. O Instituto trabalha com ações afirmativas, desenvolvendo processo de aprendizagem para jovens em vulnerabilidade social. Para atender o proposto, o Assistente Social acompanha os aprendizes em todo o processo.Quando o aprendiz é admitido no programa, o profissional então realiza um estudo socioeconômico para levantar e entender o cenário de vida do jovem e sua família, identificando as vulnerabilidades. Depois, quando o aprendiz já está no programa, o Assistente acompanha esse jovem no seu “caminhar”, para observar se ele está com dificuldades na inserção da escola, na saúde, educação, habitação, tudo que envolve o cenário social.Primeiramente, a Assistência do Ser+ está ali para fazer o encaminhamento, a escuta e mesmo os processos. Por exemplo, se o aprendiz estiver com um problema na empresa, ele pode conversar com o Assistente para entender o que pode ser feito.O Assistente Social também exerce uma fiscalização para garantir que o aprendiz, ao entrar na empresa, continue aprendendo e que não seja apenas uma mão de obra barata. O profissional também observa se a empresa está cumprindo os direitos básicos previsto na lei de aprendizagem, como por exemplo, o aprendiz não pode fazer hora extra e nem trabalhar aos domingos.

Choque de cultura x turnover: O assistente social é a solução?

As empresas do século passado desempenhavam uma cultura do trabalhador como àquele que apenas exerce uma função, sem levar em conta o relacionamento interpessoal e a situação social do colaborador.Mas a realidade hoje é outra. Empresas que valorizam os espaços de aprendizagem e levam em conta o panorama social, despontam no mercado. Pode-se dizer que o mundo digital tornou as simples situações tão automáticas, que hoje valorizamos o que é humano, criativo e comportamental.Corporações que possuem a Assistência Social elevam o conceito da empresa a um patamar diferenciado das demais organizações. Adotar ações afirmativas, como é o caso da contratação de aprendizes, é uma solução para minimizar a rotatividade nas empresas. Compreender a cultura e a vida do colaborador, que é uma das funções do Assistente, é torná-lo mais próximo e fidelizado.Dessa forma, todas as partes envolvidas ganham: a empresa em visibilidade e em colaboradores que se mantêm na instituição, os jovens que podem sair da situação de vulnerabilidade e se tornar um profissional, e a sociedade como um todo. Esse elo, o Assistente Social que faz!