ESG
28.8.2023

Como as ações sociais contribuem para os ODS na Agenda 2030

Com os ODS, os países, empresas e entidades têm uma referência na formulação e implementação de políticas públicas e ações corporativas.

Tempo de Leitura
8
min
acoes-sociais-ods-na-agenda-2030

O meio ambiente tem sido fator central dessas mudanças, e quando se fala em ambiente, refere-se a todo o ecossistema natural, como a flora e a fauna, bem como o ecossistema social em que se insere o homem. Essa é uma pontuação muito importante: atuar pelo meio ambiente também consiste em atuar pelo social. Levando em consideração esse movimento, foi necessária a atuação ativa das entidades representativas mundiais para garantir o desenvolvimento saudável e sustentável do planeta e suas populações. Assim foi criada a Agenda 2030, compromisso assumido por todos os 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil, que prevê um plano de ação com 17 metas (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS) para mudar o mundo.A Agenda consiste em um apanhado de norteadores e perspectivas definidos pela ONU com o propósito de atingir a dignidade e qualidade de vida a todos os seres humanos, sem comprometer o meio ambiente, e, consequentemente, as gerações futuras. Então, com os ODS, os países, empresas e entidades têm uma referência na formulação e implementação de políticas públicas e ações corporativas.Entenda quais os impactos das ações sociais previstas nos ODS para sua empresa e como o Instituto Ser+ pode ser seu parceiro no alcance de metas.

Entendendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030

Para ter um parâmetro dos propósitos a serem atingidos, a Agenda 2030 reuniu então 17 objetivos interconectados que tratam dos principais desafios para o desenvolvimento global como um todo. Incluindo os aspectos ambiental, social, empresarial e até de atitudes, assim como ações inclusivas e de empoderamento.São 17 ODS na Agenda:

  • Erradicação da Pobreza;
  • Fome Zero e Agricultura Sustentável;
  • Saúde e Bem-Estar;
  • Educação de Qualidade;
  • Igualdade de Gênero;
  • Água Potável e Saneamento;
  • Energia Limpa e Acessível;
  • Trabalho Decente e Crescimento Econômico;
  • Indústria, Inovação e Infraestrutura;
  • Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis;
  • Consumo e Produção Sustentáveis;
  • Ação Contra a Mudança Global do Clima;
  • Vida na Água;
  • Vida Terrestre;
  • Paz, Justiça, e Instituições Eficazes;
  • Parcerias e Meios de Implementação.

Como observado, as ações sociais e as corporações estão assim contempladas nos Objetivos, duas realidades que devem caminhar juntas para o bem do planeta (e das pessoas que vivem nele). Nesse contexto, a Agenda 2030 tem sido a pauta central nos debates e nas ações do mundo do trabalho, afinal, empresas que atuam pelo bem do meio ambiente e valorizam as ações sociais, estão melhores colocadas no mercado.O ODS ‘Trabalho Decente e Crescimento Econômico’ prevê então que as instituições devem “promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos”, denotando a importância da inclusão, humanização e valorização profissional.

A educação como ferramenta de transformação social e cumprimento dos ODS

O ODS ‘Educação de Qualidade’ traz pontuações sobre a importância de “garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. A educação é, assim, tratada como ferramenta de transformação social.A Agenda 2030 retrata a educação como instrumento de inclusão, portanto, gerando oportunidades para todas as pessoas (incluindo as mais vulneráveis), levando a uma valorização dos direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.Ou seja, a educação gera impacto em todas as esferas sociais, inclusive a corporativa. As empresas se tornam responsáveis pelo incentivo e disseminação da educação, reverberando na vida profissional e social do colaborador. Hoje, as instituições empresariais são fontes de oportunidades, de mudanças e ações sociais que podem mudar vidas e ajudar o planeta.Aos profissionais dos RH, diretorias e empresários, o momento de começar a adotar os ODS é agora. E a valorização da educação é o primeiro passo. Para isso, programas oferecidos pelo Instituto Ser+ podem ser o começo para que a sua empresa use a educação como ferramenta de mudança.Inclusive, uma das metas propostas pelo ODS é “eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade”.É justamente esse o público-alvo do Ser+, que tem como visão ser referência na inclusão social da juventude com menos oportunidades. Por meio de uma tecnologia social própria, pautada no autoconhecimento e autoestima, propiciando a descoberta de seus talentos.

Empoderamento por meio de ações sociais: promovendo a igualdade de gênero

A Agenda 2030, por meio dos seus Objetivos, deixa claro que uma das metas é alcançar a inclusão e igualdade de gênero. O ODS que trata sobre o tema, reforça a importância de se adotar políticas públicas para garantir oportunidades iguais às mulheres. Preparando cenários que dão total autonomia às mulheres e as empoderem em todos os níveis.O ODS sobre ‘Redução das Desigualdades’ é ainda mais profundo. Norteia a importância de “empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra”.Portanto, as ações sociais são formas de minimizar as desigualdades que ainda persistem no país. As empresas são centrais na promoção e empoderamento de pessoas em situação de desigualdade, principalmente de acesso ao mercado de trabalho. A começar pelo quadro de colaboradores, a ser composto então por minorias e pessoas em vulnerabilidade.As empresas com visão de futuro são engajadas em ações que possibilitam condições favoráveis para todas as pessoas da equipe. Igualdade de salário para mesmos cargos, de oportunidades e de proteção social são exemplos de posturas esperadas das corporações seguindo a perspectiva da Agenda 2030.As ações sociais começam a ser perceptíveis quando o empoderamento e atitudes inclusivas passam a fazer parte da cultura da empresa. O Instituto Ser+ é o seu parceiro nessas mudanças positivas.

Como podemos continuar a fomentar mudanças por meio do engajamento social

O mundo está em constante mudança e os ODS são os parâmetros para que isso aconteça de forma saudável e sustentável. De fato, o desenvolvimento sustentável do meio ambiente está nas mãos de todas as instâncias sociais. A começar pelo mundo empresarial, espaço este determinante para o atendimento de todos os objetivos, direta e indiretamente.As corporações podem fomentar as mudanças por meio do engajamento social, contratando e treinando equipes diversas. Dando oportunidades a pessoas em vulnerabilidade, tratando todos como iguais e inserindo os profissionais em uma cultura de relacionamento e atenção ao próximo.Uma vez que um empresa que valoriza o profissional como pessoa, entendendo as suas diferenças e realidades, já é uma grande engajadora social. As diferenças devem ser valorizadas e respeitadas, gerando assim espaços diversos, criativos e inovadores.

O Instituto Ser+ pode ajudar sua empresa com programas para sua equipe ser mais diversa

Se as mudanças sociais são profundas, não poderia ser diferente no mundo do trabalho. As empresas se tornam protagonistas no desenvolvimento social de seus países, agindo com responsabilidade social e ambiental. Tudo começa pelas ações sociais, oferecendo oportunidades para públicos diversos e criando espaços inclusivos.O Instituto Ser+ é o seu parceiro na hora de montar uma equipe mais diversa, preparada e capacitada para as realidades no mercado. O Instituto atende, principalmente, jovens em vulnerabilidade, sendo comprometido com a diversidade e inclusão em todos os seus projetos. O público assistido, atualmente, abrange 60% mulheres, 70% negros e uma atenção ao público LGBTQIA+ e às pessoas com deficiência.Corporações que adotam os norteadores da Agenda 2030 ganham destaque no mercado, estão mais abertas às inovações e novas oportunidades. Além de estarem aptas a construírem modelos de negócios mais resilientes e sustentáveis. O Instituto Ser+ possui diversos programas que contemplam os ODS, como o Programa Jovem Aprendiz, Programa Diversidade, Mentoria e tantos outros. Vamos mudar o mundo começando pela sua empresa?